Minecraft PE 1.20.60 Oficial

Minecraft PE 1.20.60 Oficial

NOTA: Esta atualização aparecerá no Nintendo Switch e nos servidores dedicados como versão 1.20.61 e em todas as outras plataformas como 1.20.60. O conteúdo da atualização é o mesmo.

Seus pensamentos sobre o jogo continuam moldando novas atualizações, então vote positivamente e relate quaisquer novos bugs em bugs.mojang.com e deixe-nos seus comentários em feedback.minecraft.net .

Paridade Baunilha

  • Nether Gold Ore agora pode liberar até 6 pepitas de ouro (anteriormente 5) quando extraído com uma ferramenta não encantada, ou até 24 com Fortune Nível 3 (anteriormente 20)
  • O minério de lápis-lazúli agora pode produzir até 9 lápis-lazúli (anteriormente 8) quando extraído com uma ferramenta não encantada, ou até 36 com nível de fortuna 3 (anteriormente 32)
  • A fogueira agora derruba corretamente 2 carvão em vez de 4 quando destruída pelo jogador ( MCPE-159894 )
  • O texto do nome do disco musical agora tem a mesma cor dos itens encantados ( MCPE-109471 )
  • Trail Ruins agora será colocado no mesmo local e configuração da Java Edition ( MCPE-169988 )

Recursos experimentais

Brisa

  • The Breeze é um mob astuto e hostil que pode surgir via Trial Spawner em algumas salas das Câmaras de Julgamento
  • O Breeze se move principalmente saltando em torno de um alvo, às vezes saltando distâncias bastante longas
  • Um adversário agressivo, o Breeze dispara energia eólica volátil na forma de projéteis de carga de vento em seu alvo
  • Cargas de vento causam uma pequena quantidade de dano ao colidir diretamente com uma entidade
  • Depois de colidir com uma entidade ou bloco, os projéteis carregados de vento produzem uma rajada de vento, que repele as entidades na área em vários blocos.
  • As rajadas de vento também têm o efeito de 'ativar' certos blocos:
    • Portas e alçapões que não são de ferro são virados
    • Os portões da cerca estão virados
    • Botões são pressionados
    • As alavancas estão viradas
    • Sinos são tocados e balançados
    • Velas acesas (individuais e no bolo) se apagam
  • Rajadas de vento não têm nenhum efeito em Portas de Ferro, Alçapões de Ferro ou qualquer bloco mantido em sua posição por um sinal de Redstone

Gerador de teste

  • Trial Spawner é uma nova variante de Monster Spawners que ejeta recompensas após a conclusão e pode ter níveis variáveis ​​de desafio no modo multijogador
  • O nível de desafio aumentará para cada novo jogador que um Trial Spawner notar nas proximidades
    • O nível de desafio não diminuirá até que seja reiniciado durante o tempo de espera do Trial Spawner
  • Ao contrário dos spawners normais, um Trial Spawner irá gerar um número limitado de mobs proporcional ao seu nível de desafio atual
    • Ele só pode gerar um mob em posições que estejam dentro da linha de visão
    • Ele pode gerar um mob independentemente de qualquer requisito de nível de luz que o mob tenha
    • Mobs gerados são persistentes
  • Assim que todos os mobs forem derrotados, o Trial Spawner irá ejetar um conjunto de recompensas proporcionais ao nível de desafio atual
    • Depois que as recompensas forem ejetadas, o Trial Spawner entra em espera por 30 minutos, durante os quais não gerará mais mobs
  • Trial Spawners não podem ser criados nem obtidos por jogadores no Survival - em vez disso, eles podem ser encontrados naturalmente colocados nas Câmaras de Julgamento
  • Os Trial Spawners são extremamente lentos para minerar e resistentes a explosões, e não cairão mesmo com Silk Touch
  • Quando colocados no modo criativo, os Trial Spawners não têm nenhum tipo de mob definido por padrão
    • O tipo de mob pode ser definido interagindo com ele enquanto segura um Spawn Egg
  • Jogadores criativos e espectadores não podem ser detectados ou notados pelos Trial Spawners

Câmaras de Julgamento

  • As Câmaras de Julgamento são uma nova estrutura no Overworld onde os jogadores podem explorar e enfrentar desafios de combate durante o meio do jogo.
    • As Câmaras de Teste são feitas de uma variedade de blocos de cobre e tufo e podem ser encontradas em diferentes tamanhos, de grandes a pequenos.
    • Câmaras de Julgamento são um achado relativamente comum em toda a camada Deepslate do subsolo
  • O layout de cada Câmara de Julgamento é gerado processualmente e pode incluir armadilhas, baús de recompensa e uma variedade de espaços de combate
    • Os baús de suprimentos podem ser encontrados entre salas diferentes e fornecem blocos e itens que ajudam você a navegar em suas provações.
    • Os baús de recompensas são guardados por desafios em cada sala e podem ser uma fonte de livros e equipamentos encantados
    • O saque encontrado nos baús de recompensa ainda está sendo repetido e não é absolutamente final
  • Cada Câmara de Teste incluirá Geradores de Teste com categoria corpo a corpo, corpo a corpo pequeno ou de longo alcance:
    • Corpo a corpo
      • Zumbi
      • Casca
      • Lodo
    • Corpo a corpo pequeno
      • Aranha
      • Aranha da caverna
      • Bebê Zumbi
      • Peixe prateado
    • À distância
      • Esqueleto
      • Vira-latas
    • Cada categoria Trial Spawner usará apenas um mob para toda a estrutura quando gerado, e esses mobs são randomizados para cada Câmara de Julgamento
      • Por exemplo, uma Câmara de Julgamento pode gerar apenas Zumbis, Aranhas das Cavernas e Vadios, enquanto outra só pode gerar Slimes, Peixes Prateados e Esqueletos.
      • As exceções a isso são alguns Trial Spawners em salas únicas que sempre geram Breezes

Chave de teste

  • Um item que só pode ser obtido em Trial Spawners
  • As chaves de teste não têm nenhuma funcionalidade no momento

Tatu

  • Adicionado o tatu
  • O Tatu é uma multidão neutra
  • Solta Armadillo Scutes periodicamente
  • Solta Armadillo Scutes quando escovado
  • Desova em Savanas
  • A comida favorita é Spider Eyes
  • Quando um tatu detecta uma ameaça, ele rola
    • As ameaças são:
      • Jogadores que estão correndo
      • Jogadores montados ou em veículos
      • Multidões de mortos-vivos
    • Não enrola se estiver fugindo, na água, no ar ou se for conduzido
    • Quando um tatu está enrolado ele não anda, não consegue comer e não será tentado pela comida
    • Ele continua a procurar ameaças e, se nenhuma ameaça for detectada por 3 segundos, ele será desenrolado

Escudos de tatu

  • Pode ser usado para criar Armadura de Lobo
  • Caiu por tatus
  • Dispensadores podem ser usados ​​para escovar Armadillo Scutes de Tatus

Armadura de Lobo

  • Usar a Armadura do Lobo em um Lobo adulto domesticado equipará a armadura do Lobo
    • Somente o dono de um Lobo pode colocar Armadura de Lobo em seu Lobo domesticado e, com isso em mente, os Distribuidores não podem colocar Armadura de Lobo em Lobos
  • Usar tesouras em um lobo que esteja usando armadura fará com que ele deixe cair a armadura
    • Somente o dono de um Lobo pode cortar uma Armadura de Lobo dele e, com isso em mente, os Distribuidores não podem remover a Armadura de Lobo dos Lobos.
  • Wolf Armor oferece a mesma proteção que Diamond Horse Armor
  • Se um Lobo morrer enquanto estiver usando armadura, ele derrubará a armadura

Correções e mudanças

Desempenho/Estabilidade

  • Corrigimos vários travamentos que poderiam ocorrer durante o jogo
  • Corrigido um acidente raro que poderia ocorrer com a conquista “Sete Mares”
  • Corrigido um travamento que poderia ocorrer quando os jogadores colocavam ou destruíam qualquer bloco e selecionavam Salvar e Sair com o Ray Tracing ativado
  • Corrigido um travamento que poderia ocorrer no menu Jogar ao olhar para Realms
  • Corrigido um bug que poderia causar carregamento infinito ao ingressar em um Realm

Em geral

  • Adicionadas mensagens de erro mais informativas caso as exportações mundiais falhem devido a problemas externos do sistema operacional ( MCPE-41898 )
  • Atraso melhorado entre 100% carregado e quando o menu principal aparece nas plataformas de console
  • A conquista "You Need A Mint" agora só pode ser desbloqueada coletando Dragon's Breath ( MCPE-177409 )

Jogabilidade

  • Corrigidos certos casos que faziam com que os jogadores sofressem danos inesperados de queda ao realizar interações em alturas específicas como 62 ( MCPE-168518 )
  • Reintroduzida uma correção para jogadores que às vezes sofrem danos inesperados de queda enquanto constroem blocos enquanto estão sobre eles ( MCPE-120140 )
  • Corrigidos alguns casos em que os jogadores podiam sofrer danos inesperados de queda perto de bordas das quais eles visivelmente não estavam caindo ( MCPE-120140 )
  • Corrigido o problema que impedia a navegação no inventário ao usar apenas um teclado no celular
  • Corrigido o problema que impedia o uso da divisão de pilha ao usar um teclado no modo de toque
  • Corrigido um problema que poderia causar danos inesperados por queda em certos casos ao construir blocos enquanto se movia ( MCPE-120140 , MCPE-175791 )
  • Os jogadores não caem mais no bloco em que estão ao mudar para o Modo Espectador e voltar ( MCPE-170522 )
  • Os jogadores não ficam mais lentos se tocarem o solo enquanto voam no modo Criativo ( MCPE-176365 )
  • Se o jogo for fechado durante a mudança de dimensões, os jogadores não serão mais colocados em posições inesperadas ao entrar novamente no mundo ( MCPE-173386 )

Multidões

  • Cavalos, burros e mulas agora sofrem danos de queda quando controlados por um jogador, exceto para mundos direcionados a versões do jogo base anteriores a 1.20.60 ( MCPE-107031 )
  • Corrigido um problema que fazia os barcos atravessarem blocos quando colocados
  • Corrigimos alguns aldeões que não tinham suas skins correspondentes às suas profissões ( MCPE-105457 )
  • A dispersão de Experience Orbs liberados durante a pesca foi reduzida ( MCPE-170540 )
  • Experience Orbs não colidem mais com mobs ( MCPE-87711 )
  • Zoglins não podem mais aparecer na dificuldade Peaceful e desaparecerão se a dificuldade for alterada para Peaceful ( MCPE-79480 )
  • As abelhas não sofrem mais danos ao se moverem por Sweet Berry Bushes ( MCPE-114689 )
  • Os lobos agora podem aparecer em Snow e Top Snow nos biomas Grove ( MCPE-147656 )

Blocos

  • Blocos de contêiner acionados com Redstone (por exemplo, Hopper, Dispenser) agora podem interagir de forma consistente quando alimentados por um rápido relógio Redstone
  • Os blocos de gelo fosco não deixam mais água no mundo quando extraídos com uma ferramenta Silk Touch
  • Ovo de tartaruga, cria de sapo, coral e leque de coral não geram mais o dobro de partículas quando extraídos
  • Beehive e Bee Nest não podem mais receber Silk Touch de um livro encantado com Silk Touch
  • Destruir uma cama através do bloco inferior agora limpa corretamente o ponto de surgimento
  • Gelo, Gelo Compactado, Gelo Fosco e Neve Superior agora enviam vibrações quando extraídos
  • Os pistões que empurram, puxam ou destroem blocos não correm mais o risco de teletransportar os jogadores ao redor para a origem do mundo ( MCPE-175206 )
  • Os aldeões que foram atribuídos por engano à mesma cama ou estação de trabalho que outros agora procurarão ativamente uma nova cama ou estação de trabalho ( MCPE-176528 )
  • O baiacu não infla e esvazia repetidamente quando um jogador está a uma distância específica dele
  • Mobs que possuem blocos parciais (por exemplo, alçapões, lajes, etc.) especificados como parte de sua lista de blocos a serem evitados em seu componente de navegação agora devem evitá-los corretamente
  • As limitações sobre quais blocos podem ser substituídos por carvalhos escuros e acácias agora também se aplicam aos seus galhos, não apenas aos seus troncos ( MCPE-177484 )
  • A neve superior colocada no momento da geração agora também cobre grama alta e flores ( MCPE-142321 )
  • Wither Roses agora causa dano a mobs a cada 0,5 segundos, em vez de a cada 2 segundos ( MCPE-55878 )
  • Os contêineres clonados não mantêm mais as telas dos contêineres abertas nem causam travamentos
  • Sombreamento de pixel corrigido nas tampas do Baú Duplo e do Baú Duplo Trapped ( MCPE-169495 )

Unid

  • Corrigido o problema em que comer uma maçã não retardava o movimento do jogador ( MCPE-176556 )
  • Renomeado "Scute" para "Tartaruga Scute"
  • Os jogadores agora podem consumir o Suspicious Stew mesmo quando a barra de fome está cheia ( MCPE-122491 )
  • Itens de banner de cores idênticas agora são empilhados de forma consistente, independentemente de terem sido colocados anteriormente no mundo como blocos ou não ( MCPE-43391 )

Controles de toque

  • Corrigido um bug onde a barra de atalho desaparecia ao sair da tela de personalização de controles de toque com uma entrada de controlador sem toque

Gráfico

  • Corrigida iluminação incorreta do bloco após sair da água com a opção "Melhor resposta de entrada" habilitada ( MCPE-175727 )

Interface de usuário

  • A tela de carregamento agora exibe três categorias de dicas baseadas na progressão do jogador
  • Adicionado um indicador de contagem de postagens não lidas ao botão Realms Feed na tela Play e na tela de slots
  • Foi corrigido um bug que fazia o botão "detalhes técnicos" nos pacotes de recursos não levar à tela de detalhes técnicos.
  • Corrigido um bug onde certas mensagens de bate-papo eram brevemente mostradas incorretamente na nova tela de morte
  • Na tela dividida horizontalmente, o segundo jogador agora pode navegar até a tela de perfil e ambos os jogadores podem ver as mudanças de personagem um do outro.
  • Corrigido um bug que mantinha o item visualizado no boneco de papel mesmo depois de navegar de volta usando a barra lateral no Character Creator
  • Corrigidos botões da UI do Beacon saindo da janela em resoluções menores ( MCPE-173649 )
  • Os itens do inventário têm a barra de durabilidade ajustada para corresponder à da hotbar ( MCPE-128532 )
  • Texto de custo ajustado na IU do Pocket Anvil para corresponder à versão clássica ( MCPE-101740 )
  • Atualizadas as informações sobre Conduítes na Enciclopédia ( MCPE-65038 )
  • Adicionado Netherite como um tipo de bloco na guia Beacon da Enciclopédia ( MCPE-175929 )
  • O último botão destacado não será mais pressionado quando a janela recuperar o foco ( MCPE-170377 )
  • Espaço de armazenamento insuficiente no Nintendo Switch agora traz uma mensagem mais clara sobre a plataforma permitindo apenas 2 GB de armazenamento por conta de usuário ( MCPE-36670 )

Atualizações técnicas

Pacotes de modelos complementares atualizados

  • Modelos de complemento atualizados para 1.20.60 com novos recursos, comportamentos e documentação estão disponíveis para download em aka.ms/MCAddonPacks

Em geral

  • Potes decorados agora suportam o uso de tabelas de saque
  • JSON renomeado  para  water_splash_manual.json  em  resource_packs\vanilla\particles  ( MCPE-176784 )
  • Exigir block_id para cada bloco no blockProperties do StartGamePacket
  • Envie "material" para blocos baseados em dados vanilla no bloco StartGamePacketProperties. "block_id" também é movido para o objeto "vanilla_block_data"
  • Os contêineres clonados não mantêm mais as telas dos contêineres abertas e não causam mais travamentos
  • Alterar o valor de brilho_gamma para blocos agora escurece o bloco corretamente ( MCPE-167836 )
  • Adicionado um campo "drop_item_slot" ao componente "interact", que permite especificar um slot de inventário para remover e descartar itens
  • "behavior.breed" agora interrompe a navegação ao parar para conteúdo usando a versão do mecanismo 1.20.60 ou superior
  • Valores listados atualizados para o estado do bloco de "orientação" do Vanilla na documentação para não serem mais valores booleanos

Comandos

  • /me /dizer /título /dizer
    • Comprimento máximo reduzido da mensagem de saída para 512 caracteres
  • /matar
    • Comprimento máximo reduzido da mensagem de motivo para 512 caracteres

Complementos e mecanismo de script

  • Adicionada uma  propriedade Project Through Liquid ao cursor de bloco 3D
  • Adicionado um  CursorPropertiesChangeAfterEvent para notificar o script do Editor quando as propriedades do cursor são alteradas
  • Comerciantes Errantes agora podem exibir corretamente ovos de desova de entidades personalizadas em seus menus de negociação ( MCPE-170184 )
  • O identificador "minecraft:geometry.full_block" para o componente de bloco "minecraft:geometry" foi adicionado
    • O identificador "minecraft:geometry.full_block" fornece uma geometria de cubo 1x1x1 centralizada
    • Quando combinado com um componente material_instances com "render_layer": "opaque", ele habilita recursos somente de renderização incluídos anteriormente no componente "minecraft:unit_cube", incluindo:
      • Oclui blocos completos vizinhos simples e personalizados
      • Seleciona faces do vizinho vanilla e blocos completos vizinhos personalizados para melhorar o desempenho de renderização
    • Adicionado registro de erros de conteúdo para ajudar os criadores a identificar o conteúdo que atinge ou excede a contagem de bits/permutações de estado por bloco ( MCPE-177045 )

Biomas

  • Os arquivos JSON do bioma não suportam mais a herança de campos de outros arquivos JSON do bioma. Se isso afetar algum conteúdo, esses arquivos deverão ser atualizados copiando manualmente o texto JSON desejado
  • Tags de bioma em arquivos JSON agora são especificadas em um componente "minecraft:tags", em uma matriz "tags", em vez de objetos JSON soltos, para arquivos com format_version de 1.20.60 ou superior

Blocos

  • Adicionada a capacidade de blocos orientados por dados removerem faces na geometria ao unirem um bloco completo e opaco. Um novo campo foi adicionado ao componente Block Geometry, que faz referência a um novo arquivo Culling .json (encontrado no diretório block_culling do pacote de recursos) que configura regras de seleção para a geometria tesselada

Unid

  • Campos não reconhecidos no item do componente JSON agora emitirão um aviso para o log de conteúdo nas versões de formato 1.20.60 e superiores

Componentes

  • O componente "entity_sensor" agora suporta vários "subsensores":
  • "event", "require_all", "minimum_count", "maximum_count", "range" e "event_filter" agora são campos configuráveis ​​individualmente de cada subsensor
  • Os subsensores também têm um novo campo de “resfriamento”, que define com que frequência cada subsensor deve detectar entidades
  • Todas essas mudanças requerem um "format_version" de 1.20.60 ou superior
  • O componente "interact" agora suporta o valor adicional "entity_act" para o campo "vibration"

Componentes de entidade

  • A resposta do evento da entidade run_command foi renomeada para queue_command e foi liberada da versão experimental. Os comandos executados via queue_command podem ser adiados até o próximo tick. Se a entidade for removida antes da execução do comando, o comando não será executado. O conteúdo que usa run_command em experimental ainda funcionará por enquanto, mas o recurso experimental agora é considerado obsoleto
  • Adicionado um campo "interact_filters" ao componente "ageable", que permite especificar condições sobre quando o ator pode ser alimentado
  • "behavior.follow_parent" agora interrompe a navegação ao parar para conteúdo usando a versão do mecanismo 1.20.60 ou superior

Filtros de Entidade

  • Adicionado novo filtro de entidade "is_panicking", que verifica se a entidade está executando "behavior.panic"
  • Adicionado novo filtro de entidade "is_sprinting", que verifica se a entidade está correndo

Respostas a eventos de entidade

  • Adicionada a resposta ao evento da entidade "emit_vibration", que permite à entidade emitir uma vibração tendo a própria entidade como fonte
    • O campo “vibração” permite especificar a vibração a ser emitida
    • Os valores permitidos são "shear", "entity_act" e "entity_interact"

Molang

  • Melhorado o contexto dos logs de conteúdo quando uma expressão Molang avaliada resulta em um erro
  • Consultas Molang liberadas do experimental
    • is_cooldown_type
    • tempo_de_resfriamento
    • cooldown_time_remaining
    • relativo_block_has_any_tag
    • relativo_block_has_all_tags
    • block_neighbor_has_any_tag
    • block_neighbor_has_all_tags
    • block_has_any_tag
    • block_has_all_tags
    • bone_orientation_trs
    • matriz_de_orientação_óssea
  • Adicionados erros de conteúdo que indicam  restante_durabilidade e  query.max_durability  devem ser usados ​​apenas com contextos de item

API

  • Adicionados nomes de biomas do Registro de Bioma e enumeração StructureFeatureType à geração de metadados vanilla
  • Tornou o parâmetro de nome de exibição opcional no Scoreboard addObjective
  • Lançado DataDrivenEntityTriggerAfterEvent da  versão beta para 1.8.0
  • Lançado DataDrivenEntityTriggerAfterEventSignal da  versão beta para 1.8.0
  • Lançado DataDrivenEntityTriggerAfterEventSignalOptions da  versão beta para 1.8.0
  • Lançado DefinitionModifier de  beta para 1.8.0
  • Lançado dataDrivenEntityTrigger da  versão beta para  1.8.0
  • EffectAddBeforeEvent movido  de  beta para 1.8.0
  • EffectAddAfterEvent movido  de  beta para 1.8.0
  • EffectAddAfterEvent movido  de  beta para 1.8.0
  • GetTags movidos da  versão  beta para 1.8.0
  • HasTag movido  de  beta para 1.8.0
  • Interface RGBA agora herda de RGB
  • ItemStack alterado  em  ItemReleaseUseAfterEvent para ser opcional
  • Lançado DataDrivenEntityTriggerAfterEvent da  versão beta para 1.8.0
  • Lançado DataDrivenEntityTriggerAfterEventSignal da  versão beta para 1.8.0
  • Lançado DataDrivenEntityTriggerAfterEventSignalOptions da  versão beta para 1.8.0
  • Lançado DefinitionModifier de  beta para 1.8.0
  • Lançado dataDrivenEntityTriggerEvent da  versão beta para 1.8.0
  • Mensagens de erro aprimoradas para "Valor não suportado ou fora dos limites". erros para incluir os limites
  • Tipos
    • BlockType movido  de  beta para 1.8.0
    • FluidType movido  de  beta para 1.8.0
  • Erros "Valor não suportado ou fora dos limites.." alterados para usar o tipo de erro ArgumentOutOfBoundsError
  • A duração do argumento do método setWeather agora usa o tipo de erro ArgumentOutOfBoundsError

Atualizações técnicas experimentais

Comandos

  • A barra de saúde dos mobs montados agora é exibida corretamente ( MCPE-177696 )
  • O comando de execução agora falha ao comparar blocos descarregados ( MCPE-177195 )
  • Adicionado um novo comando que irá ocultar e redefinir a visibilidade dos elementos do HUD
    • /hud ocultar <elemento hud>
    • /hud redefinir <elemento hud>
    • Os elementos HUD disponíveis são:
      • boneca de papel
      • armaduras
      • dicas de ferramentas
      • touch_controls
      • mira
      • barra quente
      • saúde
      • Barra de progresso
      • fome
      • bolhas de ar
      • cavalo_saúde
      • todos
    • Para usar o comando, ative o botão de alternância Próximos recursos do criador

API

  • PlayerPlaceBlockBeforeEvent
    • itemStack removido  : ItemStack do evento
    • Adicionado  permutationBeingPlaced somente leitura: BlockPermutation ao evento
    • Atualizando  createExplosion(location: Vector3, radius: number, blastOptions?: ExplosionOptions) para retornar um booleano. Verdadeiro se a explosão for bem-sucedida e falso se a explosão não for bem-sucedida ou for cancelada
  • Jogador de classe
  • Adicionado método  spawnParticle(effectName: string, location: Vector3, molangVariables?: MolangVariableMap): void;
  • Corrigido um bug onde o mundo às vezes falhava em desligar e desconectar corretamente os clientes durante um erro irrecuperável de watchdog de script
  • SimulatedPlayer atualizado para que ele possa construir continuamente
  • SimulatedPlayer atualizado para que ele possa se mover e olhar em diferentes direções
  • ChatSendAfter e ChatSendBeforeEvent
    • Mensagem e  remetente alterados   para propriedades somente leitura
    • SetTargets ,  getTargets ,  sendToTargets foram removidos  e substituídos por uma propriedade de lista de jogadores  opcional
  • Classe ItemDurabilityComponent
    • Renomeado ininterrupto para ininterruptoEnchantmentLevel
    • GetDamageRange foi renomeado para getDamageChanceRange
  • Tipos de entidade
    • Tipo de retorno  getAll alterado  de EntityTypeIterator  para  EntityType[]
  • EntidadeEquippableComponent
    • Corrigido um problema em que as funções getEquipment e getEquipmentSlot não podiam ser chamadas nos manipuladores de eventos "antes"
  • Corrigido um bug onde um ItemStack não podia ser empilhado após limpar seu conhecimento
  • Adicionado método  eatItem(itemStack: ItemStack): void;
  • Componente BlockSign
    • Assinatura alterada da função  setWaxed para  setWaxed(waxed: boolean)
    • Evento/propriedade removido  pistãoActivate
  • Adicionado enum BlockPistonState export enum BlockPistonState { Expanded = "Expanded", Expanding = "Expanding", Retracted = "Retracted", Retracting = "Retracting" }
  • Classe BlockPistonComponent
    • Propriedade removida isExpanded
    • Propriedade removida isExpanding
    • Propriedade removida isRetracted
    • Propriedade removida isRetracting
    • Adicionado  estado somente leitura da propriedade: BlockPistonState
    • Função  getAttachedBlocks alterada para retornar o tipo  Block[]
    • Adicionada função  getAttachedBlocksLocations(): Vector3[]
  • Classe removida PistonActivateBeforeEvent
  • Classe removida PistonActivateBeforeEventSignal
  • NavigationResult movido  de  @minecraft/server  para  @minecraft/server-gametest
  • Função  addEffect atualizada para retornar o efeito adicionado (ou indefinido se falhar)
    • Esta alteração está em beta e não afeta as versões atualmente lançadas desta função
  • Adicionadas propriedades dinâmicas de item
    • Adicionada função  clearDynamicProperties(): void - Remove todas as propriedades dinâmicas da pilha de itens
    • Adicionada função  getDynamicProperty(identificador: string): boolean | número | corda | Vetor3 | indefinido - Retorna o valor da propriedade dinâmica com o identificador fornecido, se existir, caso contrário, retorna indefinido
    • Adicionada função  getDynamicPropertyIds(): string[] - Retorna uma matriz de todos os identificadores de propriedades dinâmicas na pilha de itens
    • Adicionada função  getDynamicPropertyTotalByteCount(): number - Retorna a contagem total de bytes de todas as propriedades dinâmicas na pilha de itens
    • Adicionada função  setDynamicProperty(identifier: string, value?: boolean | number | string | Vector3): void - Define o valor da propriedade dinâmica com o identificador fornecido. Se o valor for indefinido, a propriedade dinâmica será removida
    • Adicionada função  clearDynamicProperties(): void - Remove todas as propriedades dinâmicas da pilha de itens
    • Adicionada função  getDynamicProperty(identificador: string): boolean | número | corda | Vetor3 | indefinido - Retorna o valor da propriedade dinâmica com o identificador fornecido, se existir, caso contrário, retorna indefinido
    • Adicionada função  getDynamicPropertyIds(): string[] - Retorna uma matriz de todos os identificadores de propriedades dinâmicas na pilha de itens
    • Adicionada função  getDynamicPropertyTotalByteCount(): number - Retorna a contagem total de bytes de todas as propriedades dinâmicas na pilha de itens
    • Adicionada função  setDynamicProperty(identifier: string, value?: boolean | number | string | Vector3): void - Define o valor da propriedade dinâmica com o identificador fornecido. Se o valor for indefinido, a propriedade dinâmica será removida
  • Adicionada classe  EntityProjectileComponent . Este componente é usado para disparar uma entidade projétil e modificar suas propriedades
  • Adicionada interface  ProjectileShootOptions . Esta interface é usada com a função  de tiro para modificar opcionalmente a precisão do projétil quando disparado
  • Erro PropertyOutOfBounds
    • Adicionado um novo PropertyOutOfBoundsError que é lançado quando uma propriedade limitada é definida fora dos limites
  • As APIs ContainerSlot agora geram um InvalidContainerSlotError se o slot do contêiner for inválido ou se uma propriedade for definida em um slot vazio
  • A propriedade typeId não retorna mais indefinido para slots vazios, mas em vez disso gera um InvalidContainerSlotError
  • Função hasItem adicionada - Retorna se o slot contém um item
  • Função getCanPlaceOn adicionada - Retorna uma matriz de identificadores de bloco onde o item pode ser colocado
  • Função getCanDestroy adicionada - Retorna uma matriz de identificadores de bloco que o item pode destruir quando usado
  • runJob() e system.clearJob()
    • Adicionados runJob e clearJob para otimizar tarefas de longa execução usando geradores JavaScript. runJob pega uma função geradora e retorna um jobId . Consulte a documentação para exemplos de uso
  • @minecraft/server.BlockPermutation
    • APIs getState e withStates foram movidas de beta para estável

Scripts

  • Corrigido o problema em que  os botões ActionFormData não podiam ser clicados se houvesse mais de 255 botões no formulário
  • O componente de bloco "minecraft:unit_cube" foi descontinuado. Usá-lo em conteúdo marcado como 1.20.60 e posteriores fornecerá um erro de conteúdo
    • Usar conteúdo marcado antes de 1.20.60 terá seu componente de bloco "minecraft:unit_cube" atualizado para um componente de bloco "minecraft:geometry" com um identificador "minecraft:geometry.full_block", mas manterá compatibilidade retroativa com todos os comportamentos
  • Adicionados  ScriptBiomeTypes e  ScriptBiomeType  para permitir que a API de script enumere o BiomeRegistry
  • Adicionada uma  função  findClosestBiome ao Dimension  para encontrar o bioma mais próximo de um tipo especificado, para uma determinada posição no mundo
  • O componente de bloco "minecraft:random_ticking" agora está funcional novamente

Molang

  • IDs de slot de consulta de resfriamento alterados para serem obrigatórios para slots de contêiner com mais de um índice, registrando erros de conteúdo se não forem fornecidos
    • cooldown_time(slotName,slotId)
    • cooldown_time_remaining(slotName,slotId)
    • is_cooldown_type(cooldownName,slotName,slotId)

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